blog
Quando eu me cuido, cultivo espaço para cuidar do outro, para cuidar do meu espaço, para cuidar do mundo. Me sinto disponível para agir.
Um lugar para se inspirar, para aprender, para buscar recursos, para se sentir acompanhado, para compartilhar humanidade.
Do meu sentir e experienciar para o seu ♥
Boa leitura!
Ciência e Espiritualidade
Um breve relato sobre como o meu percurso de cientista me levou a descobrir e me aprofundar na minha espiritualidade.
“Estou velho demais para aprender algo novo”, só que não
Conhecer o funcionamento do nosso cérebro é determinante na percepção de como estamos e no nosso processo de escolhas conscientes. Hoje vamos conversar sobre o potencial ilimitado de aprendizagem do cérebro, a forma como ele se transforma e cria novas conexões ao longo de toda a vida, de forma que ninguém é velho demais para aprender algo novo, muito pelo contrário.
Como suavizar a comparação com o mindfulness
A compaixão suaviza as sensações difíceis que surgem com a comparação. Esta prática de Mindfulness oferece uma oportunidade para que você consiga se cuidar (e reduzir os seus níveis de estresse) quando a comparação aparecer.
Autocuidado não tem preço
A gente não deveria ter que pagar para se sentir bem, para ter acesso ao autocuidado. Neste texto com leitura de 3 minutos, vamos refletir sobre a perspetiva mindful do autocuidado, levando em conta a forma como vivemos e como podemos fazer diferente.
O que é Mindfulness e quais os seus benefícios
Mindfulness é como uma musculação para o cérebro. Trata-se de sentir, verificar, sem querer modificar, sem querer controlar, apenas notar com uma atitude corajosa, curiosa e compassiva, gentil, tudo o que se passa em nós e ao nosso redor a cada momento.
O que é Mindfulness?
Uma perspetiva bem pessoal, que nasce da minha experiência com o Mindfulness Neurocognitivo, com essa prática que funciona como uma musculação para o cérebro.
Para dar conta da minha mente, deixei o meu corpo de lado
Nós temos uma grande tendência a analisar os pensamentos e a querer descobrir os porquês de pensarmos como tal e, muitas vezes, até culpar o passado e usá-lo como pretexto para nos sentirmos mal. Só que nós não somos apenas mente, pensamentos e memórias, e ao ignorar qualquer parte de nós acaba por deixar um vazio, uma sensação ruim. Através desta partilha quero te inspirar a ter consciência de que somos um todo: mente, corpo, emoções, energia, e o que mais você achar que faz parte de você.
Para o medo não assustar tanto
Se relacionar com o medo dá uma oportunidade para um diálogo interno gentil que nutre a nossa coragem e que nos impulsiona a agir.
Como eu decidi não repetir padrões na criação da minha filha
Algo me marcou muito quando a minha filha ainda era um bebê: o período em que a forçamos a dormir sozinha e o quanto ela e eu sofremos com isso. Embora seja difícil lembrar desses dias, foi importante para perceber como era possível fazer as coisas da forma como acreditamos ser melhor para a nossa família (apesar dos padrões sociais). Estava vulnerável e exausta, a receita para se deixar levar por qualquer coisa.